terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Oleão é o novo ecoponto

Depósito concebido para garrafas e garrafões até cinco litros

2009-12-10



Reciclar está na ordem do dia. Existe o ecoponto amarelo para o plástico e metal, o azul para o papel e cartão, o verde para o vidro, o pilhão para as pilhas usadas e, agora, com o objectivo de proteger o ambiente do efeito altamente poluente dos óleos, a Otto Portugal desenvolveu o «Oleão Cyclea».

Este novo depósito foi concebido para garrafas e garrafões até cinco litros de óleos alimentares usados. Toda a concepção do produto teve em conta os efeitos negativos deste líquido, tendo sido criada, por isso, uma bacia de retenção para os óleos que forem derramados fora do depósito, para evitar uma possível contaminação do ambiente.

Este contentor tem ainda a particularidade de integrar uma plataforma de retenção interior e, quando estiver cheio, pode facilmente ser substituído por um vazio.

“A gestão de resíduos urbanos é cada vez mais importante, logo, temos de inovar e criar soluções adequadas à realidade portuguesa. Uma gota de óleo pode poluir 25 litros de água potável e agora temos um produto real que vem materializar a vontade e necessidade de separar e reciclar os óleos. Estamos no mercado para corresponder às expectativas e necessidades dos cidadãos”, refere Sérgio Ramos, director-geral da Otto Portugal.

Os óleos depois de recolhidos serão tratados e reaproveitados, por exemplo, para o fabrico de biodiesel. Existem já algumas autarquias interessadas no oleão, de forma a disponibilizar as mais recentes inovações aos munícipes.


Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37799&op=all#

1 comentário:

  1. E onde é possível encontrar estes oleões? Na zona de Setúbal, que fazer com os óleos alimentares usados?

    ResponderEliminar